29/01/2017

Como saber se o material de uma peça de roupa em uma loja virtual é o ideal para você?

Imagem via Você Não Pode Dormir Sem Saber
Uma coisa que notei há tempos é que muita gente que compra na internet não sabe diferenciar tecidos ou mesmo suas composições quando vão fazer uma compra online. Isso pode ser uma surpresa, porque por mais que a loja virtual diga lá na descrição do que é feito e a composição, a roupa pode chegar e ter um aspecto muito diferente do que ela imaginou e até mesmo a peça não ficar boa. 
Pensando nisso, estou fazendo esse guia com algumas informações relevantes que vocês precisam saber na hora de escolher uma roupa em lojas virtuais, então bora lá?

Imagem via IMA
O algodão, por exemplo, é uma fibra, e o que é uma fibra? É o menor elemento básico de uma peça, elas podem ser longas ou curtas. São filamentos que são fiados e depois são tecidos ou tricotados, onde se transformam em um tecido ou pano, conforme você conhece.
Quais são os tipos de fibras? São três: Fibras naturais, artificiais e sintéticas.
As fibras naturais são encontradas na natureza e existem quatro fibras básicas que se encaixam nesse tipo, que são a seda, lã (fibras de animais), algodão e linho (fibras vegetais). Existem outras fibras que encaixam aqui, mas as mais comuns são essas.

Imagem via Alicia
Os tecidos feitos com seda têm um aspecto muito macio e flexível e possuem um forte brilho. Eles são confortáveis e ajudam a manter a temperatura corporal. Outra coisa importante para saber é que eles são  antibacterianos e não provocam alergias.

Imagem via Zezinha Souza
Os tecidos feitos com lã são muito usados como isolantes térmicos, são muito confortáveis e não amassam.

Imagem via My Little Candy
Os tecidos feitos de algodão tem ótima capacidade de absorção, ou seja, roupas feitas de algodão absorvem melhor o suor e assim aumentam o conforto. Eles também não provocam reações alérgicas.

Imagem via VK
Os tecidos feitos de linho são frios e lisos, eles não tem elasticidade e tem facilidade para amassar.

Imagem via Atelier de Costura Lazara Oliveira
As fibras artificiais são feitas processando celulose natural. Os exemplos mais comuns são o acetato, viscose e modal. 
Os tecidos feitos com acetato não provocam alergia e são resistentes a mofos. No vestuário eles são geralmente usados para forros.

Imagem via My Little Candy
Os tecidos feitos de viscose possuem excelente capacidade de absorção, são macios e leves.

Imagem via Soluá
Os tecidos feitos de modal tem toque macio e possuem ótima capacidade de absorção.

Imagem via My Little Candy
As fibras sintéticas são feitas processando elementos químicos. As fibras sintéticas mais comuns são o  poliéster, poliamida, acrílico e elastano.
Os tecidos feitos de poliéster são feitos de fibras derivadas do petróleo. Não são absorventes, por isso, secam muito mais rápido do que outros tecidos. Eles também são muito resistentes, não encolhem e também não amassam facilmente.

Imagem via My Little Candy
Os tecidos feitos de poliamida tem toque muito macio e agradável e são extremamente resistentes.

Imagem via Shopping Spree For Winter
Os tecidos feitos de acrílico são normalmente substitutos da lã, por serem ótimos isolantes términos. Eles tem muitas propriedades boas, como não amassar, fácil lavagem, secam rápido,  não encolhem e não provocam alergias. 

Imagem via My Little Candy
Os tecidos feitos com elastano tem suas fibras misturadas a outras, pois ele tem a capacidade de esticar muito mais que seu tamanho original e depois voltar a ser assim. Ou seja, se você ver uma peça onde a composição diz que tem elastano, você já sabe que ela estica. Quanto maior o percentual de elastano, maior é a capacidade da peça esticar. Essa fibra também dá um maior conforto para as peças de roupa.

É isso... e aí, vocês sabiam dessas informações? Qual seu tecido favorito?

26 comentários:

  1. que post maravilhoso e de utildade pública! haha
    adoro tecido de linho, mas é aquela coisa, sentou e fica tudo amassado socoorrooo!
    :***

    ResponderExcluir
  2. Post completo e super explicado =D
    Gostei muito de saber de tudo isso...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  3. Menina, arrasou demais! <3 Adorei o guia, e adoro esse tipo de conteúdo, continue postando mais! Beijão.

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou <3 Vou continuar sim, tem muita coisa interessante que vou colocar aqui ainda, hehe!

      Excluir
  4. Post utilidade pública!!! Eu tenho uma vaga noção de tecidos pois minha mãe é costureira, adorei a dica :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai adorei o vestido de estampa de gatinho
    e amei seu blog, segui também. ♥

    https://beijouva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada, vou fazer uma visitinha para você também :)

      Excluir
  6. Menina que post suuuper explicadinho!
    Não tinha ideia de quase tudo que ta ai rs
    Conhecendo o seu blog agora e amando!
    Já estou seguindo!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  7. Menina amei as dicas, super explicado
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Amei nas dicas, eu sempre fico perdida na hora de comprar pela internet. Ajudou muito.
    bjuxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
  9. Dicas incríveis, adoreeei saber mais sobre, ajudou bastante! <3
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bem interessante esse post sobre os tecidos. Minha mãe é costureira então sou acostumada com essas diferenças. Creio que vá ajudar muita gente nas compras de roupas pela internet!
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que já conhece :) Realmente tem muita gente que não sabe, fiz pensando nisso, hehe!

      Excluir
  11. Adorei as dicas, sempre tenho dificuldades neste quesito!

    ResponderExcluir
  12. Amei o post, muito bem explicado! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. arrasou no post <3 aprendi algumas coisas sobre tecido no curso de moda, mais sempre bom ler e refrescar a mente <3 parabéns ótimas dicas